FAQ

Perguntas Frequentes

1 – Por que devo adicionar NITRATO (N0K) ao aquário plantado?

R: Pois o nitrato é um dos principais nutrientes para as plantas aquáticas, fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento. Este elemento deve ocorrer em concentração adequada e equilibrada, caso contrário, as plantas passam a apresentar sinais de deficiência e o crescimento é inibido.

 

2 – Por que deve-se acrescentar NITRATO (N0K) ao aquário plantado, se já acontece naturalmente o ciclo do Nitrogênio?

R: Devido a grande necessidade de nitrato pelas plantas, a quantidade obtida naturalmente através do ciclo do nitrogênio muitas vezes não é suficiente, necessitando de complementação líquida ou por substrato fértil.

 

3 – Qual concentração de NITRATO (N0K) devo manter no meu aquário plantado?

R: A concentração recomenda de nitrato para a maioria das macrófitas* aquáticas é de 5 a 15 ppm.

 

4 – Por que devo adicionar POTÁSSIO (00K) no aquário?

R: O potássio é um dos macronutrientes essenciais às plantas. Caso não ocorra em concentrações adequadas, as plantas passam a apresentar sinais de deficiência, como apodrecimento da raiz, extremidades secas e enrugamento das margens das folhas mais velhas.

 

5 – Quando quero adicionar K, por exemplo ao aquário, devo adicionar NPK ou 00K ?

R: O suplemento NPK é uma solução que contém sais de nitrato(N03-), fosfato (P043-) e potássio (K). Portanto, ao adicioná-lo ao aquário, você estará aumentando a concentração dos 3 componentes. Caso queira aumentar apenas a concentração de potássio, por exemplo, indica-se utilizar o 00K. O mesmo ocorre para o 0PK e N0K.

 

6 – Posso utilizar mais de um produto da Acquafauna® no mesmo aquário?

R: Sim, desde que os produtos não sejam misturados antes da adição ao aquário.

 

7 – Qual a função do ferro no aquário plantado?

R: O ferro é importante, pois é um elemento essencial à fotossíntese, ao desenvolvimento e crescimento das plantas. A concentração de ferro recomendada para a maioria das macrófitas aquáticas é de 0,2 a 0,5 ppm. O principal sintoma da deficiência neste elemento é amarelecimento da ponta para a base em foma de “V”.

 

8 – A Acquafauna possui 3 produtos que suplementam o FERRO. Quando devo usar cada um deles?

R: Os 3 produtos que tem a finalidade de suplementar a concentração de ferro no aquário plantado são: – Fertilizante líquido de ferro (Fe2+): recomenda-se utilizá-lo em um aquário que já esteja montado e que apresente deficiência em Ferro. – Granulado laterítico (Fe+ gran): recomenda-se utilizá-lo na montagem do aquário, como componente da camada fértil, distribuindo uniformemente por toda a área de fundo do aquário, visando suprir sua necessidade. Além do ferro, possui diversos outros elementos essenciais ao desenvolvimento pleno e saudável de plantas aquáticas como boro, cromo, cobre, manganês, níquel, zinco, cálcio, enxofre e magnésio, portanto, disponibiliza também micronutrientes gradualmente para absorção pelas raízes das plantas. – Granulado laterítico em cápsulas (Fe+ cap): recomenda-se utilizar as cápsulas um aquário que já esteja montado. Além do ferro, possui diversos outros elementos essenciais ao desenvolvimento pleno e saudável de plantas aquáticas como boro, cromo, cobre, manganês, níquel, zinco, cálcio, enxofre e magnésio, portanto, disponibiliza também micronutrientes gradualmente para absorção pelas raízes das plantas.

 

9 – Para que serve o GH Acquafauna em um aquário plantado?

R: O GH da Acquafauna é um corretor de dureza que propicia concentrações equilibradas de íons cálcio e magnésio dissolvidos. O cálcio e o magnésio são essenciais para o processo da fotossíntese, por isso recomenda-se mantê-lo entre 50 e 100 ppm.

 

10 – Qual a importância do CO2 em um aquário plantado?

R: O dióxido de carbono (CO2) é essencial à fotossíntese das plantas, tal processo consiste na conversão de CO2 e água em carboidratos e oxigênio e devido à alta resistência de difusão do CO2 na água a sua concentração é reduzida em sistemas aquáticos sendo necessário a injeção de CO2 para que as plantas cresçam saudáveis.

SIGA-NOS

Siga-nos nas redes sociais. Você também pode se inscrever
para receber as nossas notícias por e-mail.